02 fev 2015

“Guaca, Guaca, Gua-ca-mo-le”

Carol Lana
Postado por:
Carol Lana

Aqui em casa, nós amaaaamooos GUACAMOLE! É uma receita de origem mexicana (Arriiiibaaaa…Rsrsrs), rápida, prática, leve, gostosa e PICANTE ;D

Há algum tempo atrás, a visão que muitos tinham sobre o abacate era um tanto limitada! O fruto era conhecido apenas por ser rico em gordura e calorias!!

Entretanto, com o tempo descobriu-se que o abacate possui antioxidantes, potássio, folato, ferro, magnésio, vitaminas A, C, E, B6 e fibras, além de ácidos graxos monoinsaturados (AGM) que podem atuar na redução do risco de doenças cardiovasculares, melhora da função cerebral, do crescimento e do desenvolvimento celular. Estudos mostram que esse tipo de gordura podem aumentar os níveis do “bom colesterol (HDL)” e diminuir o “colesterol ruim (LDL)”.

Também possui um importante fitoquímico, chamado beta-sitosterol, um fitoesterol de estrutura química muito similar à do colesterol que age diretamente no fígado equilibrando os níveis de HDL/LDL no sangue, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares.

️Logo, embora o abacate seja calórico, o mesmo é rico em nutrientes e “gorduras do bem” que ALIADOS a uma ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL promovem benefícios à saúde!

Outro ingrediente da receita é a pimenta vermelha que possui vitamina A, C, antioxidantes e fitoquímicos, como a capsaicina, capaz de ajudar a “controlar o peso corporal”, por sua ação termogênica e possível ação de reduzir a ingestão alimentar!

Encerrando o papo de Nutri, vamos a receita?? =)

**GUACAMOLE**:

IMG_1434

Ingredientes:

1 Abacate (ou 2 avocados);
½ Cebola;
1 dente de Alho;
1 ou 2 Tomates;
¼ maço de Coentro fresco (se não gostar, substitua por salsinha);
Suco de 1 limão tahiti;
1 Pimenta vermelha fresca;
QB* Sal marinho integral;
QB Azeite de oliva extra virgem – para finalizar;

QB* – quanto bastar

Modo de preparo:

1) Pique finamente a cebola, o alho (bem picadinho), os tomates em cubos sem semente, a pimenta, o coentro e reserve.

2) Retire a polpa do abacate/avocado e amasse grosseiramente, misture os itens picados, adicione o suco do limão**, o coentro/salsa picados e corrija de sal/pimenta.

**DICA DO CHEF: Nunca esprema o limão totalmente até o fim! Esse ato é o responsável por trazer um sabor residual amargo!! Eu aprendi isso, quando estava fazendo a aula de Gastronomia no Peru, sobre os deliciosos Ceviches!!! ;D

3) Misture tudo e reserve por alguns minutos na geladeira, coberto com filme plástico em contato com o guacamole.

Fala sério ein? FACINHAAA essa receita!!

Essa é apenas uma receita de base, ajuste os sabores como lhe agrade!

Como acompanhamento pegue pão árabe ou algum pão sem glúten, corte no formato de “doritos” (triangular) e deixei no forno até que fique crocante OU simplesmente, use o “Guaca” como acompanhamento de saladas, sanduíches etc.

Captura de tela 2015-02-02 às 13.29.00

0 Comentários em "“Guaca, Guaca, Gua-ca-mo-le”"